sábado, 5 de março de 2011

POR QUE A CORUJA REPRESENTA UM SIMBOLO DA PEDAGOGIA?



Ao observar algumas imagens sobre pedagogia no Google, percebi que quase todas as imagens apareciam com o desenho de uma coruja. Então indaguei:por que as corujas representam um simbolo da pedagogia???
Então decobri que as corujas são conhecidas devido a sua asgúcia, inteligência, astúcia, sensibilidade e pela alta capacidade de visão e aldição. Por isso elas são concideradas simbolos da filosofia e da pedagogia. Sua visão e 180% superior ao do homem,e enxerga tudo ao seu redor, menos a cor vermelha. Ela mexe a cabeça para todos os lados e é muito dificil enganá-la pois ele logo percebe "segunda intenções".
Este simbolo traz diversas interpretações para a filosofia e pedagogia, como:
1) A cabeça que tem formato ovalado, quase arredondado que se relaciona a figura do globo terrestre. Isso se concidera que a formação do pedagogo é para todos os cantos do mundo, de maneira universal e pluralista.

2) Acima dos olhos e abaixo da cabeça a penugem do pássaro forma uma semelhança de letra “V”, que pode ser interpretada como a primeira letra da palavra “Vida”; afinal, e o Pedagogo será o profissional que deve preparar o ser humano para a vida toda, não apenas para o saber;

3) O olho direito aberto forma uma uma circunferência enquanto o olho esquerdo apresenta-se fechado, representando a interpretação de que o pedagogo precisa concentrar-se no conhcecimento, na construção de sua personalidade, na reflexão, na formação de pricipios.

4) Dando a impressão que estar com o peito aberto, estufado para frente isso pode representar a coragem, a ousadia que o pedagogo precisa assumir para levar em frente sua missão, suas metas, seus objetivos, diante das dificuldades profissionais, culturais, sociais e psíquicas dos seus educando.

5)Uma de suas asas segura um lápis que escreve sobre um livro. Hoje já existem símbolos da pedagogia que apresentam três livros. Isso pode significar que o ler e o escrever são as ferramentas que darão asas para o ser humano voar em busca de sua autorrealização e libertação.Um livro, representa as séries iniciais, todas as séries do fundamental e médio e o outro livro pode representar o nível superior do pedagogo.

6)As garras do pássaro se afirmam com vigor na base que apóia seus pés. Isso permite significar a profundidade, a firmeza intelectual, cultural, pedagógica e moral que devem ser qualidades essenciais do pedagogo;

Para quem também, como eu, não sábia sobre isso, espero ter esclarecido um pouco essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário